sexta-feira, 9 de março de 2012

Para as Mulheres – Um Dia de Luta Pela Igualdade! [ObsERVAções 158#]

por Renato Cinco

 

Como todos sabem, ontem foi o Dia Internacional da Mulher. Porém, o que muita gente não sabe é que esta é muito mais uma data de luta do que uma comemoração. Há controvérsias sobre a origem da data, mas todos concordam que surgiu a partir das lutas das mulheres no início do século XX nos EUA, Europa ou Rússia.

 

No Brasil de hoje a imprensa e o comércio tentam fazer deste dia mais uma data comercial, motivo para flores e presentes, mas a realidade de opressão a que são submetidas as mulheres ainda exige que o Dia seja marcado pela luta, pela denúncia e pela reflexão.

 

Em todo o mundo as mulheres são vítimas frequentes do machismo que muitas vezes se manifesta pela violência doméstica promovida por maridos que encaram as mulheres não como parceiras, mas como propriedade e pela violência sexual daqueles que às veem apenas como objeto de satisfação que pode inclusive ser tomado à força. Contribuindo para esta situação, seja na publicidade, novelas ou filmes, os meios de comunicação reservam às mulheres apenas o papel de dona de casa ou de objeto sexual.

 

Por tudo isso, gostaria de dedicar a coluna de hoje a todas as mulheres que não se intimidam e vão à luta para transformar este mundo machista e patriarcal em um novo mundo onde as diferenças sejam celebradas e não sirvam de pretexto para qualquer tipo de opressão.

4 comentários:

  1. q isso parabens excelente texto como sempre !!

    ResponderExcluir
  2. Coisas do destino.
    Se Adão foi o primeiro homem, Lilith foi a primeira revolucionária.

    Di Barros.

    ResponderExcluir
  3. "Ninguém nasce mulher, torna-se mulher"
    Simone de Beauvoir

    - Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir