sábado, 11 de fevereiro de 2012

Greve de Soldados! [ObsERVAções Ed. 154#]

por Renato Cinco

 

As greves de policiais não são uma novidade no país. Também não é nenhuma novidade que imprensa e governos tratem movimentos grevistas como baderna e ação criminosa. Nessas horas lembro de uma frase do Bertold Brecht, dramaturgo alemão: “Chamam de violentas as águas dos rios que tudo arrastam, mas não chamam de violentas as margens que as oprimem”.

 

 

Entendo que muitas pessoas tenham dificuldades em apoiar movimentos de policiais, já que no dia a dia a relação da polícia com a população é marcada por muito desrespeito aos direitos, inclusive o direito a vida. Porém, precisamos entender que pagar pouco aos policiais é um dos pilares da estratégia de fazer das polícias máquinas de repressão violentas e corruptas. Obrigar o policial a procurar complementar a sua renda de maneira informal acaba sendo uma maneira de normalizar a convivência dos policiais com a prática de toda sorte de ilegalidade. Todos aqueles que defendem os direitos humanos devem defender também que as forças policiais sejam bem remuneradas e bem formadas.

 

Outra questão importante é que as greves podem fazer com que muitos praças e oficiais das PMs passem a se entender mais como trabalhadores do que como militares e isso pode ser fundamental para a desmilitarização das polícias brasileiras e para a criação de laços entre os policiais e os demais movimentos sindicais e sociais. Ou falando de outro modo, as greves ajudam os policiais a entenderem que eles também são dos 99%.

 

Como cantam os versos da Internacional.

“Paz entre nós guerra aos senhores
Façamos greve de soldados
Somos irmãos trabalhadores

Se a raça vil cheia de galas
Nos quer à força canibais
Logo verás que as nossas balas
São para os nossos generais”

 

19 comentários:

  1. Implantação da UPP = Fim do tráfico de drogas (explanado) nas favelas = Menos propina paga a PM = Greve para aumento salarial

    ResponderExcluir
  2. Quero ver se agoa posso fumar meu baseado em paz

    ResponderExcluir
  3. Ótima oportunidade para acabar com a PM, que ja não deveria existir faz tempo.

    ResponderExcluir
  4. Moro em Salvador, e a greve foi feita contra os cidadãos que nada podem fazer pelos PMs. Atitudes como tomar ônibus com armas na mão e até carros particulares para atravessar em pistas, sair em grupo de encapuzados dando tiros pra cima o que culminou em mortes por balas perdidas, é o método de greve da maioria destes que se dizem proteger a sociedade.
    Já sofremos com a atuação da PM a cada dia, e quando resolvem se manifestar agridem mais ainda o povo.

    Basta de PM!

    ResponderExcluir
  5. Policial é que nem voces, só mais uma vítima do sistema. Não sabem nem o que estão fazendo, só sabem que tem que enquadrar maconhero; e maconhero sabe que policial é tudo cuzao. Na realidade são duas parcelas injustiçadas pelo Babylon System

    ResponderExcluir
  6. Ae eu queria saber porque o povo quer acabar com a pm? tipo, se acabar com a pm quem vai prender o ladrao que invadiu sua casa? quem vai prender o cara que roubou um carro? que invadiu uma loja? que bateu em alguem na rua? que estuprou alguem, eu queria saber isso, nao estou do lado da policia, mas sempre tive essas duvidas

    ResponderExcluir
  7. Vitor, defendo que a PM deveria ser desmilitarizada e unificada com a Polícia Civil, pois a natureza do militarismo é incompatível com a natureza da polícia.

    Os militares existem para promover a guerra, seu objetivo é destruir o inimigo.

    A polícia deveria servir para defender as leis e os direitos dos cidadãos.

    A existência da PM no Brasil remonta a chegada de D. João VI ao Rio de Janeiro em 1808 e a atual estrutura da corporação data da ditadura militar. Ou seja, é uma instituição criada para reprimir o povo, e não para defender seus direitos.

    ResponderExcluir
  8. Valeu pelo esclarecimento Cinco! Eu não sabia da diferença...

    ResponderExcluir
  9. Interessante a coincidência... estava mesmo pesquisando Brecht prum trabalho da faculdade... :D

    ResponderExcluir
  10. Pela desmilitarização imediata da PM
    http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2012/02/07/pela-dissolucao-imediata-da-policia-militar/

    ResponderExcluir
  11. O que estes caras fizeram aqui em Salvador mostra que eles não são dignos de caralho de aumento nenhum, mas levando em conta que nem todos são imundos, e que são trabalhadores, os mesmos merecem receber um salario digno... Porem... não acho que quem se corrompe deixará de se corromper pq vai ganhar um pouco a mais do que ganhava...

    ResponderExcluir
  12. FODA-SE A POLICIA!! Só presta concurso,sabendo que vai ser parte de um sistema e ganhar pouco, quem quer!! FODAM-SE!! MORRAM!! AINDA GANHAM MUITO PRA SE DIVERTIR COM O DESRRESPEITO E DESGRAÇA ALHEIA!

    ResponderExcluir
  13. Renato Cinco-genial! Garotos podres e hino de nossa causa-punk total. Mas a magoa da rapaziada com a policia é imutável. Este movimento carece de apoio popular...

    ResponderExcluir
  14. Não reconheço direitos a quem se compraz em me oprimir.

    Quem queima ônibus é traficante.
    Só espero que essas ações veladamente armadas não atrazem o processo de descriminalização que tanto esperamos.

    Abaixo a bancada da bala.
    Abaixo a covardia.

    ResponderExcluir
  15. To em floripa sem maconha a quase uma semana e não sei onde conseguir, alguem pode me ajudar. procurocanabis@bol.com.br Pago muito bem!

    ResponderExcluir