terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Qual a importância da Circulação de ar no Cultivo de Maconha? [Cultivo Vital Ed. 150#]

por Sergio Vidal

 

Antes de entrar diretamente no tema de hoje, gostaria de pedir desculpas pela lacuna nas duas semanas (dia 26/12 e 2/1). Fui trabalhar para participar do Festival de Cultura Eletrônica Universo Parallelo (27/12 a 4/1) e não tive tempo de enviar os textos antes das “viagens”. Do Festival, conto apenas que mais uma vez ele mostrou como é possível reunir pessoas das mais variadas culturas, vindas dos mais diferentes países, em torno da cultura eletrônica, da música, do teatro, das artes em geral, do uso positivo de algumas drogas. Tive a oportunidade de conhecer pessoas de todo mundo, degustar flores de diversos cultivadores brasileiros e me alegrar por estar cada vez mais convencido de que as pessoas estão botando a mão na massa... Quer dizer, no solo, e buscando sua subsistência sem precisar recorrer ao mercado ilícito. Agora, sem mais desvios, vamos ao assunto de hoje: Circulação de ar.

 

 

A maioria das pessoas que cultivam cannabis para uso pessoal usando a luz solar sequer imagina a importância que o ar fresco tem para o crescimento das plantas. Em cultivos no exterior, ao ar livre, o vento é responsável pela troca de ar no ambiente onde a planta está habitando. Por isso, a maioria dos cultivadores de exterior ignoram a importância desse fator para a saúde das plantas. Mas, afinal, qual a importância da renovação constante do ar e como ela afeta o desenvolvimento da planta? Essa semana recebemos uma mensagem que pode nos ajudar a discutir um pouco esses fatores:

 

“KRA, BOM DIA. PRECISO DE SUA AJUDA URGENTEMENTE. ONDE EU MORO ESTÁ CHOVENDO MUUUUITO, E AS MINHAS PLANTAS ESTÃO EM UM QUARTO, DENTRO DE UM GUARDA ROUPA, NELE CONTENDO UM EXAUSTOR E 2 COOLER DE PC, PARA TIRAR O AR DE DENTRO DO AMBIENTE, E A PORTA DO GUARDA ROUPA FICA ABERTA, DO LADO DE FORA DO GUARDA ROUPA COLOQUEI UM DESUMIFICADOR DE AR E O VENTILADOR, POREM NESSE QUARTO NÃO A COMO ABRIR A JANELA PARA RODAR O AR, POREM OUTRAS JANELAS DO MEU APT E PORTAS FICAM ABERTAS, A UMIDADE ESTÁ FICANDO MTO ALTA, O Q DEVO FAZER? ME AJUDE POR FAVOR. AGORA EU COMPREI UM EXAUSTOR REALMENTE BOM. AGORA VOU DEIXAR AS PORTAS DO GUARDA ROUPA FECHADA. COM O EXAUSTOR AGORA EU CONSIGO ACABAR CM A UMIDADE DENTRO DO GUARDA ROUPA?”

 

As pessoas que precisam usar lâmpadas para simular a luz solar, em geral, se utilizam de ambientes internos, construindo estufas específicas para abrigar as plantas. Muitos fazem as estufas adaptadas em armários, outros optam por construir uma estrutura específica ou comprar uma estufa desmontável no mercado especializado. Outros ainda adaptam algum cômodo da residência, como um quarto ou algum banheiro com pouco uso. As pessoas que se utilizam de cultivos em ambientes interiores precisam ficar atentas à circulação do ar por variados motivos: controle da temperatura, da umidade e, principalmente, da quantidade de dióxido de carbono na estufa.

 

As plantas precisam respirar sempre ar rico em dióxido de carbono. Para isso, o ar da estufa deve ser completamente renovado a cada 2 ou 5 minutos, no mínimo. É preciso comprar exaustores que deem conta de fazer essa renovação. Por isso, é importante construir a estufa de uma forma que esteja próxima de uma fonte constante de ar fresco, como uma janela, por exemplo. A renovação do ar cumpre também a função de manter o ambiente sempre com uma umidade adequada. Além da umidade relativa do ar, que varia de acordo com a região do país e a época do ano, as plantas transpiram bastante, como parte natural do seu metabolismo. Em ambientes com temperatura elevada essa transpiração ocorre de maneira ainda mais intensa, como um mecanismo de controle da temperatura interna do vegetal, similar ao que ocorre conosco quando suamos muito ao sermos submetidos ao calor. Nesse caso, é importante estar atento à umidade gerada pela própria transpiração das plantas. Os exaustores precisam também dar conta de manter o ar constantemente renovado para que as taxas de umidade não ultrapassem os 70%. A partir daí o metabolismo da planta pode diminuir, caso a umidade permaneça subindo, prejudicando seu crescimento e sua saúde. Planta em estágio vegetativo toleram umidade e temperaturas mais elevada do que plantas florindo.

 

No caso do exemplo citado pelo leitor, parece que há um duplo problema. Por uma análise superficial, aparentemente não há ar renovado o suficiente para manter as taxas de dióxido de carbono adequadas, já que o cultivo é feito num ambiente bastante fechado, sem acesso a janelas e/ou outras saídas/entradas de ar. E, pelo mesmo motivo, um excesso de umidade, devido ao próprio clima da cidade e ao acúmulo de água da transpiração das plantas. É preciso urgentemente pensar em formas de injetar grandes quantidades de ar fresco na estufa, mesmo que seja necessário abrir um buraco na parede ou na porta do cômodo. Outra solução é pensar na possibilidade de mudar a estufa para outro ambiente da residência, onde seja mais fácil obter ar fresco, rico em dióxido de carbono. É importante destacar que o ar comum, que nós humanos respiramos tem quantidade suficientes de dióxido de carbono para alimentar a cannabis e basta que todo o ar da estufa seja trocado por ar novo a cada 5 minutos, ou cerca de 12 vezes por hora. Claro que, se for possível renová-lo mais rapidamente, melhor! Hoje em dia existem diversos modelos de exaustores mais ou menos potentes, que produzem mais ou menos ruído, que dão conta de renovar completamente o ar de estufas grandes dentro das taxas necessárias.

 

A temperatura é o último, porém não menos importante, fator que podemos citar, que é diretamente influenciado pela qualidade da renovação de ar numa estufa. A cannabis tolera bem temperaturas entre 23 e 29 graus, podendo aceitar bem ambientes mais quentes ou mais frios, de acordo com a variedade. Mas muitas regiões do país naturalmente fazem mais calor do que 29 graus, o que dificulta bastante o controle da temperatura. O ideal é instalar aparelhos condicionadores de ar, mas, é claro, que essa não é a realidade da maioria dos brasileiros. É recomendado então instalar ventiladores que vão atuar refrescando as plantas e amenizando um pouco o stress por calor, além dos exaustores potentes que deem conta de manter a temperatura também o mais baixa possível. Vale destacar que a força do vento também ajudará as plantas a fortalecerem os caules e galhos, mas é preciso tomar cuidado pois se o vento estiver muito forte pode queimar as folhas das plantas mais próximas, ou danificá-las. Lembre-se também que, quanto mais ventilado for o ambiente, mais rápido será o processo de secagem do solo.

 

Até a próxima semana!

 

Leia a editoria #CultivoVital de outras semanas: CLIQUE AQUI

5 comentários:

  1. uma breve correção, porém importante: plantas não respiram CO2, o consomem enquanto realizam fotossintese, durante o dia. Quando respiram, respiram oxigênio como todos os outros seres vivos, mas durante a noite.

    ResponderExcluir
  2. e esse grow da moconharia da foto aí. Eles podem e ficam nos oprimindo, queremos nosso direito respeitado.

    ResponderExcluir
  3. Universo paralelo deve ser coisa de filme mesmo, pretendo estar presente nas próximas edições do festival. Obrigado pelas informações vidal.

    #DESCRIMINALIZABRASIL

    ResponderExcluir
  4. PM agride aluno na USP 09/01/2012

    http://youtu.be/iNAolrMSioU

    o que + me impressiona são os comentarios

    ResponderExcluir
  5. Eu fui pro UP 11, cara , voce muda nesses 7 dias de festival ..
    É um choque cultural muito grande .. uma energia muito loca, só estando la pra presenciar mesmo..

    ResponderExcluir