quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Guia de Viagens do Psiconauta! [Portas da Percepção 152#]

por Fernando Beserra

 

Hoje aqui no Portas da Percepção vamos começar uma tradução. Isto mesmo. Trata-se de um guia para o uso de psiquedélicos criados por uma jovem psiconauta, abordando “o que fazer em bad trips”, “escolha do uso de psiquedélicos”, etc.. Então nas próximas seis ou sete semanas estaremos postando um pequeno capítulo por quinta-feira e acompanhando esta série.

 

Krystle Kole é o nome da menina, bacharel em Estudos Integrados em Psicologia e Conselheira de Abuso de Substâncias pela Universidade Washburn. Atualmente realiza seu mestrado em psicologia e é autora de vídeos educacionais sobre enteógenos que podem ser vistos no YouTube, bem como de alguns pequenos livros.

 

A maioria dos vídeos é curto, mas bastante interessante. Cole é também correspondente de um show de radio chamado: “Stranger Advice” (Conselho Estranho). Os materiais da menina podem ser encontrados em seu site.

 

Vamos hoje apenas à apresentação do livro e na próxima começamos a odisséia pelo conhecimento.

 

Nota ao leitor:

No ápice de uma de minhas primeiras viagens com LSD, de repente compreendi que todo o conhecimento do universo estava nas pontas de meus dedos. Aproveitei então a oportunidade e fiz algumas perguntas universais que sempre haviam rondado na minha cabeça.

 

Comecei com: Por que estamos aqui?
E a resposta e meio a cabeça como uma só palavra: "AMOR".
Então me perguntei: Qual é o motivo desta vida?
E outra vez, instantaneamente, soube que era O AMOR.
Ainda perguntei uma coisa mais: Quem e o que nos criou?
E outra vez O AMOR inundou todo o meu ser.


Como se pode ver, os enteógenos tem ajudado a dar forma a minha psique (ou desistir delas) o mesmo que tem formado minha atitude perante a vida. Antes de usar enteógenos não me interessava muito a espiritualidade nem encontrar resposta a nenhuma das perguntas que me fazia sobre o universo. Era o tipo de pessoa que necessitava ver para crer. Me imaginava que não teria sentido tentar descobrir todas estas coisas porque nada nem ninguém poderiam saber de verdade até morrer.


Os enteógenos foram uma chamada ao despertar; algo que mudou completamente minha forma de ver a natureza desta realidade. Me permitiu ver, por assim dizer. O motivo do qual me senti motivada a escrever este livro é precisamente compartilhar com os outros esta possibilidade de ver a realidade.


Sem dúvida, minhas viagens com enteógenos tem sido as experiências mais importantes e plenas de significado de minha vida e nunca mais trocaria por outra no mundo.


Não estou sozinha; durante um estudo no Instituto John Hopkins, uns investigadores deram psilocibina (o princípio ativo presente nos fungos alucinógenos) a 36 voluntários. Dois terços dos mesmos descreveram os efeitos da psilocibina como entra as cinco experiências mais significativas e importantes de suas vidas (Griffiths et al, 2006).

 

Também me senti obrigada e escrever este livro desde o ponto de vida da redução de danos relacionados com o uso de enteógenos. Tenho a sensação de que muitas das reações psicológicas adversas, tais como flashbacks ou os transtornos de percepção persistentes por uso de alucinógenos, poderiam ser evitadas fazendo uma preparação adequada antes da viagem e uma boa integração depois da experiência.

 

Gostaria de deixar claro que muitos enteógenos ainda são ilegais; eu não sugiro ou advogo pelo uso de drogas ilícitas.

 

Todas as substâncias que afetam o sistema nervoso central (legais ou ilegais) podem ter efeitos secundários, provocar reações adversas ou interatuar negativamente com as outras drogas. Por isso não recomendo o uso de enteógenos a nenhum leitor que não tenha entendido completamente o fato de que podem ocorrer estas reações adversas que inclusive provavelmente ocorram.

 

Krystle Cole
Topeka, Kansas
Outubro de 2008

 

A tradução será feita por Fernando Beserra e pelo anônimo Zen.

12 comentários:

  1. Opa Primeiro Na Roda...

    VERY GOOD !

    Deixou o gostinho já...esperando as próximas semanas... muito bom mesmo... será uma experincia única essa parada...


    Luiz Ruderallis

    ResponderExcluir
  2. Realmente, deixou um gostinho... Não vejo a hora de ler o resto.

    E Fernando, devias indicar alguns bons livros já traduzidos. Li "Experiência Psicodélica" e "LSD Minha Criança Problema" e achei os dois mto bons e úteis... Acho que indicações seriam mto válidas \o/

    ResponderExcluir
  3. Pois é Eduardo, eu estou devendo mesmo.

    Eu vou fazer o seguinte. Já vou deixar um video gravado e enviar para a redação só com referências de livros, mostrando a capa e dando uma breve descrição.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Valeu Beserra, no aguardo dos próximos capitulos!

    ResponderExcluir
  5. Legal a iniciativa da tradução. Valeu manos!

    ResponderExcluir
  6. so vai ter informaçoes do governo na internet, nao poderiamos compartilhar nossas ideias, muito menos contra o governo. a nova ordem mundial esta se rebelando
    ABRAM OS OLHOS IRMAOS SAIAM DA MATRIX, ACORDEM
    sou usuario da cannabis tambem. HEMPADAO PODIA DIVULGAR INFORMAÇOES SOBRE A REALIDADE OCULTA escondida pelo governo. ACORDEM PRA VIDA, NAO EXISTE SOMENTE MACONHA NO MUNDO, MESMO ELA SENDO DELICIOSA, A PROIBIÇÃO DA MACONHA TEM UM OBJETIVO OCULTO TAMBEM. RACIOOCINEM SAIAM DA MATRIX, NAO USEM A INTERNET SOMENTE PARA VER NOTICIAS SOBRE MACONHA. O MUNDO NAO É COMO NOS CONTARAM, NAO É COMO NÓS FOMOS PROGRAMADOS PARA VIVER. JAH SABE, JAH VE. USAMOS A MARCA DA BESTA NO DIA A DIA SEM SABERMOS, LOUVAMOS SATAN, LUCIFER E COMPANHIA SEM PERCEBERMOS. ACORDEM AMIGOS, SAIAM DA MATRIX, NAO ADIANTA FASER MARCHA, PROTEXTO PARA LIBERAÇÃO DA MACONHA, ISSO JAMAIS VAI ACONTECER, PESQUISEM, LEIAM, SE INFORMEM, NAO DEEM MAIS FORÇA PARA O OCULTISMO, POIS JAH SABE, JAH VE

    FALO ISSO, PORQUE TENHO CONHECIMENTO, O OBJETIVO DO GOVERNO E REDUZI A POPULAÇAO COM VIOLENCIA, "TERRORISMO" QUE NAO ACONTECE, O VERDADEIRO TERRORISMO ESTA NA NOSSA MENTE QUE ELES IMPLANTAM E MANIPULAM
    POIS SE CADA PESSOA TER SUA ERVA E PODERIA TRATAR DOENÇAS, ISSO PODERIA REDUZIR A MORTALIDADE, E É ISSO QUE O GOVERNO E CONTRA.
    É CONTRA O REDUZIMENTO DA MORTALIDADE
    SAIAM DA MATRIX. A VIDA NAO E SO VIVER E FUMAR DIAMBA NAO, POIS COM ELA VOCE LIGA OS FATOS, MAIS PARA ISSO VOCE PRECISA TER CONHECIMENTO APARA FASER ESSA LIGAÇÃO ACORDEM

    LEIAM, SE INFORMEM, FALAM QUE NAO PODE ACREDITAR NO QUE A MIDIA DIZ, A MIDIA QUE MACONHA MATA, QUE MACONHA VICIA, QUE MACONHA LEVA A OUTRAS DROGAS QUE MACONHA VAI TE LEVAR PRO FUNDO DO POSSO, POIS O ALCOOL QUE TODOS NOS SABEMOS FAZ ISSO, E PORQUE É LIBERADO?
    PARA REDUZIR A POPULAÇÃO MUNDIAL. E CONTROLAR A HUMANIDADE ATRAVES DA MIDIA, ATRAVES DA MORTALIDADE
    SAIAM DA MATRIZ IRMAOS

    HEMPADAO PODIA DIVULGAR ESSAS INFORMAÇOES POIS LEIO ELE A MUITO TEMPO, E SEI QUE TEM MUITAS PESSOAS QUE TAMBEM LEEM. ACORDEM, SAIAM DA MATRIX. E ISSO QUE O GOVERNO QUE, QUE FAÇAM MARCHA E QUE O CETICO PENSE QUE TEM UM MONTE DE NOIA VAGABUNDO NA RUA QUE SO QUE SABE DE FUMA MACONHA. SAIAM DA MATRIX, PESQUISEM SE INFORMEM ANTES QUE SEJE TARDE DE MAIS PARA VOCE

    VAM ACHA ISSO LOUCURA MAIS E A PURA REALIDADE OCULTA, QUE O GOVERNO NAO QUE QUE VOCES SAIBAM, SOBRE ESSES SATANISTAS DISGRAÇADOS
    VOCE CULTUA JAH, MAIS AO MESMO TEMPO LOUVA SATAN E COMPANHIA

    SAIAM DA MATRIX

    DESLIGUEM A TV E SE ENFIEM A CABEÇA NO COMPUTADOR E PESQUISE SOBRE A VERDADE QUE NAO QUEREM QUE VOCES SAIBAM

    HEMPADAO LARICAS DE INFORMAÇÃO, HEMPADA NOSSA CULTURA BEM GUARDADE HEMP?

    LEIAM, E A PURA VERDADE, NAO MORRA SEM SABER DA REALIDADE, COMO IGNORANTES QUE AINDA ACHAM QUE A CANNABIS CAUSA DEPENDENCIA

    CANNABIS E A CURA DA NAÇÃO ISSO E VERDADE.
    MAIS A MAIOR CURA É O CONHECIMENTO

    AQUI FALA UM ADOLESCENTE DE 16 ANOS COM MAIS CONHECIMENTO DA REALIDADE DO QUE MUITAS PESSOAS VIVIDAS QUE ACHAM QUE E MUNDO É COMO NOS CONTARAM! OBG E BOA LARICA

    APROPOSITO, PASSEM MÉL NO BECK, FICA BOM DE MAIS E SEU VISINHO ALIENADO E IGNORANTE FICA CONFUSO COM A MAROLA, COMO O GOVERNO FAZ COM NÓS

    ResponderExcluir
  7. Bom, meu nome é Guilherme, e é a primeira vez que escrevo isso, pois estou começando a cair na real agora, e acho que esse é um bom canal para poder esclarecer algumas dúvidas, e problemas que estou passando,tenho 20 anos, uso a maconha a 6 anos. A uns 6 mêses +-, sinto que minha cabeça não está mais sentindo o efeito bom da maconha, quero deixar em negrito isso - EU AMO FUMAR -, porém cada vez que fumo não consigo fugir da Bad Trip, mania de perseguição, fico muito desconfiado com as pessoas, isso é instantaneo, basta eu acender um baseado e acontece no ato... mas eu insisto, achando que isso é passageiro, porém continua sempre. Gostaria que alguém pudesse me ajudar, e se por acaso tiver alguém que passe pela mesma situação que estou passando, por favor entre em contato comigo, não sei o que fazer, não quero parar de usar uma planta que gosto muito. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. EI ISSO E NORMAL, CADA UM TEM UMA REAÇÃO, EU TEM VESES QUE QUANDO FUMO, FALO EMBARAÇADO
    NAO SEI PORQUE MAIS TA DE BOA

    ResponderExcluir
  9. Fala Guilherme,
    Tranquilo?

    Eu prefiro responder esta questão por email, para podermos trocar uma idéia. Aproveito e te envio o 5o capítulo deste livro da Krystle que fala justamente de como lidar com "bad trips". De qualquer forma você vai ter que avaliar alguns fatores.

    Bem, o email para contato é: portas@hempadao.com

    Forte abraço

    ResponderExcluir